A França exigirá medidas para garantir a segurança alimentar na próxima reunião do G-20 (grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo), disse hoje o ministro de Agricultura francês, Bruno Le Maire. Segundo ele, o mundo enfrenta um “risco real” de uma crise de alimentos.
O país enfatizará a necessidade de maior “transparência” sobre os níveis dos estoques globais de alimentos, disse Le Maire, durante uma coletiva de imprensa na agência da Organização das Nações de Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em Roma. Ele também pediu mecanismos para conter a “especulação” dos preços, chamando-a de “moralmente inaceitável”, e defendeu menos restrições comerciais à exportação de alimentos.
Na presidência do G-20 neste ano, a França define a agenda de reuniões das 20 principais economias do mundo. Ontem, o Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) informou que o índice mensal do preço global dos alimentos atingiu um patamar recorde em janeiro. As informações são da Dow Jones.