A vice-presidente da Comissão Europeia, Viviane Reding, afirmou hoje que a França e a Alemanha devem começar a emitir bônus da zona do euro (eurobônus) imediatamente. Segundo ela, as principais economias do bloco deveriam criar um mercado de bônus triplo A grande, para competir em tamanho e liquidez com os Treasuries dos EUA.

continua após a publicidade

“Eu fiz uma proposta, para que a França e a Alemanha fundam suas emissões de bônus. Elas seriam acompanhadas por outros países com rating triplo A”, disse Reding em uma entrevista para a rádio francesa France Info. “Nós finalmente poderíamos competir com o mercado de bônus dos EUA, que não é fragmentado, é um mercado único, com um alto nível de liquidez”.

Segundo Reding, França e Alemanha seriam acompanhadas posteriormente por Áustria, Finlândia, Luxemburgo e Holanda, os outros quatro países do bloco com rating triplo A. Mas a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, já afirmou várias vezes que é contra eurobônus. Ontem ela disse que a criação desses títulos seria “absolutamente errada”. Na França, a ministra de Orçamento, Valerie Pecresse, disse essa semana que para a emissão de um eurobônus é necessário antes que todos os membros do bloco reequilibrem suas finanças públicas e adotem legislações que obriguem um alto nível de responsabilidade fiscal.

Mais cedo hoje, o ministro de Finanças da Bélgica, Didier Reynders, afirmou que a questão dos eurobônus provavelmente será discutida neste fim de semana. Os ministros de Finanças da União Europeia estão reunidos em Wroclaw, na Polônia. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade