O ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, afirmou que irá anunciar vendas “significativas” de ativos nos próximos meses, a fim de financiar uma promessa de campanha do presidente Emmanuel Macron de um fundo de 10 bilhões de euros (US$ 11,35 bilhões) para investimento em inovação.

continua após a publicidade

O Estado francês possui participação em uma série de companhias, da gigante do setor de eletricidade Electricité de France à montadora Renault e ao grupo de telecomunicações Orange. A agência estatal que controla esses ativos está sob a jurisdição de Le Maire e se chama Agence des Participations de l’Etat, sendo responsável por gerenciar cerca de 90 bilhões de euros no total de ativos.

continua após a publicidade

Le Maire não citou nenhuma empresa, mas disse que decidirá isso nos próximos meses. “O dinheiro do contribuinte é melhor investido para financiar a inovação que para a receita de algumas poucas companhias públicas”, afirmou o ministro.

continua após a publicidade

A autoridade enfrenta um equilíbrio delicado após assumir como ministro das Finanças. Um relatório da semana passada mostrou um buraco maior que o esperado nas finanças estatais, o que significa que a França deve descumprir as metas de déficit da União Europeia neste ano. Para resolver isso, o governo diz que cortará gastos neste ano e ao longo do mandato de cinco anos de Macron.

O ministro francês disse que investir em inovação é custoso e não gera lucro rápido. Mas a mudança do investimento público de companhias maiores para inovações de maior risco deve ajudar a França a rivalizar com outras grandes economias, defendeu ele. “Não fiquemos com medo da China ou dos Estados Unidos”, disse Le Maire. Fonte: Dow Jones Newswires.