Fraga elogia atuação do FMI

O presidente do Banco Central, Armínio Fraga, disse estar convencido de que ?o papel do FMI voltou a ser o que era quando da sua fundação, nos estatutos de Bretton Woods, de ajudar países que estão procurando o seu caminho de uma forma mais suave?.

A análise foi feita na abertura de hoje (13) do seminário ?Novos rumos do desenvolvimento?, no BNDES, no qual foram feitas várias críticas, por economistas internacionais, à atuação do Fundo e ao neoliberalismo.

Fraga afirmou que no sistema financeiro atual chama a atenção ?uma certa ?prociclicalidade?? (restrição de crédito das instituições financeiras internacionais para países em dificuldade, que por sua vez aumentam os problemas desses países).

De acordo com ele, no mundo corporativo também ?temos sistemas de administração de risco que são totalmente ?procíclicos??.

No que diz respeito à vulnerabilidade externa do País, o presidente do Banco Central disse que ela está relacionada, ?em primeiro lugar, ao crédito e, em segundo lugar, à flexibilidade?. De acordo com ele, elevando o volume de comércio exterior será mais fácil para o Brasil administrar eventuais choques externos.

Falando sobre estratégias de crescimento e desenvolvimento para o Brasil, Fraga disse que é necessário haver reciprocidade de outros países. ?Nós entendemos que é importante buscar um bom caminho?, disse. ?Queremos apenas que nossos assuntos sejam tratados com reciprocidade e seriedade. Aguardamos esperançosos os sinais de liderança dos países mais desenvolvidos’.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo