O Centro de Convenções de Foz do Iguaçu – o maior do Sul do País, inaugurado na noite de quarta-feira com a presença do governador Roberto Requião, terá o maior auditório do País, com cerca de 4,5 mil poltronas. No total são 30,2 mil metros quadrados de área construída. Localizado a 800 metros do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, ele vai contemplar o turismo de eventos, vocação natural da região da tríplice fronteira, oferecendo local equipado para receber até 30 mil pessoas simultaneamente.
O turismo de negócio foi responsável pela geração de nove mil empregos temporários e R$ 130 milhões na economia iguaçuense em 2003. O balanço final deste ano estima a realização de 1,5 mil eventos. "Já em abril o centro recebe a Feira Paraná compra Paraná – realizada em parceria com as federações do Comércio e das Indústrias do Estado e, em outubro, será realizada uma feira mundial de segurança", anunciou o governador. O centro deve ter ainda uma exposição permanente de produtos do Mercosul.
O governo do Paraná detém 44% das ações, a Prefeitura de Foz, 43%, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) 10,5% e a iniciativa privada 0,60%. "O centro é um projeto da década de 70, que saiu do papel na gestão do governador João Elísio Ferraz e do então prefeito Dobrandino Silva, e só voltou a receber investimentos no primeiro mandato do governador Requião, que inaugura hoje esta obra tão importante para o município", lembrou o presidente do centro, Salvador Ramos.
Estrutura
Instalado numa área de 100 mil metros quadrados, com ampla área de vegetação natural, o centro tem estacionamento com 4,8 mil vagas. O local possui ainda um anexo com capacidade para quatro mil veículos. A área construída está dividida em três grandes pavilhões com entradas distintas, podendo ser subdividida ainda em 10 espaços para debates e conferências, além de restaurante e área de administração.
Com 10 mil metros quadrados, o pavilhão "Cataratas" é o maior dos pavilhões e será reservado para exposições de equipamentos, feiras e shows artísticos. O pavilhão "Iguassu" tem área de 2,9 mil metros quadrados, que poderão ser divididos, com paredes móveis, em seis distintos espaços: Parque Nacional, Itaipu, Foz do Iguaçu, Puerto Franco, Puerto Iguazú e Ciudad del Este. A área será ideal para conferências, palestras, apresentação de produtos e projeções. A previsão é que o conjunto comporte 5,1 mil pessoas simultaneamente.
O pavilhão "América", com 2,9 mil metros quadrados, comporta o maior auditório do Brasil com 4,5 mil poltronas. O espaço poderá ser dividido com divisórias móveis em três espaços distintos: Paraguai, Argentina e Brasil.
O local é dotado de dois reservatórios de água, com 140 e 110 metros cúbicos cada, torres de transmissão para telefonia, televisão e gerador de energia próprio.