Mais de 3 mil pessoas são esperadas para a Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária, que começa hoje e vai até sexta-feira, em Foz do Iguaçu. O evento, promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e organizado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), receberá representantes de 34 países.
A convenção será realizada no Mabu Thermas & Resort. A programação de palestras começa às 8h30 da manhã. Durante a convenção, serão realizados outros dois eventos paralelos.
Um deles é o Seminário de Sustentabilidade e Potencialidades em Comércio Exterior, que irá discutir, entre outros assuntos, a Agenda 21 empresarial, a importância da sustentabilidade como diferencial competitivo nas exportações e debates sobre os mercados da China, Rússia, África do Sul e Itália.
No Simpósio de Logística Portuária e Meio Ambiente, voltado principalmente a estudantes universitários, as discussões vão estar em torno da importância regional dos portos paranaenses no desenvolvimento do Estado, a gestão integrada de bacias costeiras, reciclagem de resíduos, planos de contingência para acidentes com petroquímicos e a responsabilidade socioambiental das organizações portuárias. Informações e inscrições no site www.oeabrasil2009.com.br.