Cerca de 50 mil turistas devem desembarcar no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, na região conhecida como Tríplice Fronteira (Brasil-Paragauai-Argentina), apenas no mês de dezembro. Segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), a estimativa deve superar em mais de 47% o total de visitantes 34 mil – que desembarcou na cidade no mesmo período do ano passado. Para atender a demanda, as empresas providenciaram um acréscimo no total de vôos ofertados.
De acordo com o superintendente do Aeroporto de Foz, Sérgio Luiz Canez, a expectativa de superar o desempenho do ano passado foi atingida. Canez acredita que o aumento no total de visitantes é resultado de uma série de melhorias para receber os turistas. Desde o início do mês, segundo ele, o número de vôos foi ampliado. ?Tivemos acréscimo de 10 vôos diários reforçados pela inclusão de várias aeronaves extras das empresas, além da circulação de uma aeronave MD-11 da Varig durante o domingo, que comporta até 285 assentos?, informou.
Para o secretário de Turismo de Foz, Neuso Rafagnin, a iniciativa das empresas, em ampliar o número de vôos, atendeu aos anseios do setor e vai aumentar a renda dos profissionais envolvidos. ?O aumento do movimento turístico na cidade desperta otimismo. Com isso a comunidade turística ganha como um todo?, concluiu.
Reflexo
O prefeito Sâmis da Silva (PMDB) acredita que o aumento no número de turistas reflete os investimentos feitos pelo município e iniciativa privada em divulgação e participações em feiras e congressos regionais, nacionais e internacionais.
?O fortalecimento da infra-estrutura turística e a divulgação acaba fixando o nome da cidade como um dos destinos turísticos em evidência no Brasil e agora estão começando a aparecer os resultados que acredito, serão ainda mais animadores no futuro?, concluiu.
Sâmis destacou os novos atrativos voltados principalmente para o turismo ambiental e a divulgação de Foz do Iguaçu como centro turístico e não de compras. ?A cidade também está consolidando sua vocação no turismo de eventos, conforme ficou comprovado em outubro durante o 29.º Congresso de Urologia?, lembra o prefeito.
De acordo com a Secretaria de Turismo (Setur), durante o congresso Abav (Associação Brasileira das Agências de Vigens), no Rio de Janeiro, várias companhias aéreas garantiram que os vôos para Foz do Iguaçu, até fevereiro de 2004, estão lotados.