Lançado em outubro de 2003 na versão duas portas e em junho de 2004 na versão quatro portas, o VW Fox, compacto mundial desenvolvido e fabricado exclusivamente no Brasil, celebrou ontem a marca de 100 mil unidades produzidas. A comemoração torna-se ainda mais especial com o salto da participação do modelo no mercado nacional, que atingiu 7,5% no mês de janeiro e garantiu ao Fox a quarta posição no ranking dos carros mais vendidos do País.
Primeiro e único a oferecer motorização 1.0 litro com tecnologia bicombustível, o modelo é o maior sucesso da marca nos últimos anos, superando todas as metas previstas: já atingiu 66.715 unidades emplacadas desde seu lançamento até janeiro último e, ainda este ano, abrirá as portas do competitivo e lucrativo mercado europeu, para onde será exportado em larga escala a partir deste semestre.
Produzido na fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR), o Fox inaugurou uma nova era dentro do segmento de carros compactos graças ao conceito Designed Around the Passengers (desenvolvido ao redor dos passageiros), proporcionando amplo conforto, praticidade, funcionalidade e oferecendo uso inteligente dos espaços internos para atender às múltiplas necessidades do cliente atual.
O Fox já é o segundo modelo mais exportado pela Volkswagen do Brasil – que é a maior exportadora do setor automotivo e a quinta maior do País. Lançado com estratégia de exportação pré-definida, iniciada em dezembro de 2003, já soma 26.076 unidades comercializadas em 20 países, sendo os principais mercados de destino México (onde recebe o nome de Lupo), Argentina, Chile e Equador. As exportações são responsáveis por mais de 25% do volume total de produção do modelo.
Pioneirismos
O Fox é o único modelo que oferece a opção do motor 1 litro com tecnologia Total Flex, que pode ser abastecido com gasolina, álcool ou a mistura de ambos em qualquer proporção. Além de econômico, o motor exclusivo do Fox também é o mais potente do segmento, gerando 72 cv quando abastecido 100% com álcool.
O modelo também foi o primeiro a utilizar a tecnologia KSG, central única que comanda todas as ações de conforto, criada pela engenharia da Volkswagen.