O banco Fortis anunciou que emitirá quase 900 milhões de ações, a 15 euros o papel, para financiar sua parte na oferta pelo ABN Amro Holding, conduzida via consórcio. Com a operação, o grupo belgo-holandês espera levantar 13,2 bilhões de euros (US$ 18,59 bilhões). Os papéis serão oferecidos aos atuais acionistas na proporção de duas novas ações para três já existentes.

continua após a publicidade

O Fortis reiterou a expectativa de que a atual crise no mercado global de crédito não represente impacto significativo nos resultados de 2007. Às 8h15 (de Brasília), na Bolsa de Amsterdã, as ações do Fortis subiam 3,12%, cotadas em 27,44 euros.

Em comunicado, o banco revela que pretende vender 10% das operações que adquirir do ABN na Holanda para garantir a aprovação das autoridades antitruste da União Européia ao acordo. No momento, a UE está avaliando o pacote de desinvestimento proposto pela instituição caso a aquisição se concretize.

Em parceria com o Royal Bank of Scotland (RBS) e o espanhol Santander, o Fortis enfrenta os britânicos do Barclays na disputa pelo banco holandês. Se a proposta do consórcio for aprovada, o Fortis deve adquirir os negócios do ABN na Holanda e suas operações de private banking e administração de ativos, por 24 bilhões de euros, no total.

continua após a publicidade

Em 6 de agosto, os acionistas do Fortis aprovaram a emissão para financiar sua participação na oferta pelo ABN. Além disso, o grupo já emitiu 2 bilhões de euros em bônus conversíveis.