Fortaleza enfrentou um apagão de 15 minutos na manhã desta sexta-feira, dois dias depois de a presidente Dilma Rousseff anunciar em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV a redução da tarifa de energia elétrica. Toda a cidade ficou sem energia elétrica das 9h às 9h15.
O apagão foi provocado por uma interrupção indevida de fornecimento de energia por parte da Companhia Hidroelétrica Vale do São Francisco (Chesf) na estação Delmiro Gouveia, no bairro Dias Macedo, próximo da Arena Castelão.
Em nota, a Chesf reconheceu que o desligamento no fornecimento foi indevido, pois os serviços de melhorias que estão sendo feitos na estação de 69 quilowatts não necessitavam de desligamento. “Houve uma interrupção de transmissão de 334 megawatts, o que acabou provocando a queda de energia, que em quatro minutos acabamos restabelecendo”, disse o diretor de operações da Chesf, Mozart Arnaud.
Ele prometeu uma apuração completa para identificar os culpados pelo apagão. “Tomamos todas medidas com urgência e imediatamente já estávamos operando normalmente, sem restrição, risco ou impedimento”, disse Mozart Arnaud. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.