Formulários para Rais disponíveis amanhã

A partir de amanhã (dia 16) as empresas já podem iniciar a entrega da declaração da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2005. Os empregadores têm até o dia 17 de março para entregar os dados ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que por meio da Portaria n.º 500, assinada no dia 22 de dezembro, modificou o prazo de entrega e também determinou alterações no preenchimento da declaração.

Segundo o funcionário da Seção de Emprego e Salário (SES), da Delegacia Regional do Trabalho (DRT/PR), Vítor Wasilewski, houve um atraso no prazo de entrega. ?Em anos anteriores a declaração era entregue nos primeiros dias de janeiro?, diz Wasilewesky. Ele acrescenta que esse atraso deve-se as alterações que estão sendo feitas, pois a declaração ano-base 2005 terá novos campos a serem preenchidos pelo empregador.

De acordo com Wasilewski, o empresário terá que declarar o total de horas mensais trabalhadas pelo empregado (incluindo as horas extras prestadas), os valores pagos na rescisão, como férias indenizadas, verba correspondente ao saldo de horas-extras que não foram pagas durante o contrato de trabalho, acréscimo salarial que foi negociado em dissídio coletivo e só pago na rescisão e gratificações, além de indicar o município onde ele presta serviço, caso seja diferente do local onde a empresa está localizada. ?Essas informações, principalmente as referentes à rescisão, evitarão erros de cálculo de média salarial na hora do pagamento do abono salarial?, explica o funcionário do SES.

A Rais ainda terá um campo com informações sobre contribuições, como a sindical, a associativa, assistencial e confederativa. ?A inclusão dessas informações vai possibilitar ao MTE o levantamento de dados completos sobre as contribuições pagas pelos trabalhadores e pelas empresas para o custeio das entidades sindicais?, diz.

Devem apresentar a Rais todos os estabelecimentos inscritos no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e os mantidos por pessoa física que possuam empregados (como consultórios odontológicos e escritórios de advocacia). O empregador que não apresentar a Rais está sujeito a multa, conforme previsto no art.25 da Lei n.º 7.998, de 11/01/1990. ?E também estará prejudicando o empregado no recebimento do abono salarial?, fala o funcionário da Ses.

O programa gerador de declaração da Rais (GDRais) para preenchimento dos dados estará disponível na internet a partir do dia 16. O manual e o layout da declaração já podem ser consultados pelos sites: www.mte.gov.br ou www.rais.gov.br.

Rais

O perfil nacional do mercado formal de trabalho é elaborado com base na Rais, que também ajuda na hora do pagamento do abono salarial se suas informações estiverem corretas. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo