Aproveitando o bom momento que atravessa o mercado de caminhões no Brasil, a Ford anunciou ontem investimentos de R$ 300 milhões para desenvolvimento de novos produtos. Os recursos serão usados nos próximos cinco anos na modernização de produtos que já estão no mercado e também para a entrada da empresa em novos nichos.
Responsável por 19,1% do mercado de caminhões no País este ano, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a Ford ainda não atua nos segmentos de modelos ultrapesados (acima de 45 toneladas) e de semileves. ?Queremos tornar nossa linha de caminhões mais competitiva?, diz o presidente da Ford Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira. A Ford é a terceira maior no mercado de caminhões no País, atrás da Daimler (Mercedes-Benz), que tem 32,5% das vendas, e da Volkswagen Caminhões, que tem 28,7%.
De janeiro a setembro deste ano, a venda de caminhões Ford cresceu 37% em comparação com o mesmo período de 2006. O resultado, segundo a empresa, é motivado, na maior parte, pela demanda de setores aquecidos da economia, como álcool, mineração e madeira. De acordo com a Ford, alguns tipos de caminhões pesados têm fila de espera de até cinco meses para entrega.