A Ford informou nesta sexta-feira (26) que sua fábrica na Bahia atingiu a marca de um milhão de veículos. Desde que foi inaugurada, há seis anos, a unidade produziu mais de 446 mil EcoSport, 235 mil Fiesta Sedan e 357 mil Fiesta Hatch. Em nota, a empresa lembra que a família Amazon, como é conhecida a linha de automóveis produzidos em Camaçari, foi uma das ferramentas que a ajudaram a elevar sua participação no mercado brasileiro de 6% para 12%.
Com uma média de 912 carros por dia, totalizando 250 mil por ano a montadora atingiu o ápice da produção em agosto de 2004, quando implantou o terceiro turno. "Alcançamos nossas metas antes do tempo previsto", lembra em nota o presidente da Ford Mercosul, Marcos de Oliveira.
Atualmente, a fábrica responde por cerca de 10% do total de veículos produzidos nacionalmente e representa cerca de 13,5% da pauta de exportações do Estado da Bahia. Uma das áreas de maior importância do Complexo da Ford Industrial da Ford Nordeste (CIFN) é o Centro de Desenvolvimento de Produto (PD), um dos cinco que a Ford tem no mundo.
Todo o portfólio de produtos, para a Ford Brasil, países vizinhos e México, é desenvolvido no PD, em Camaçari, o que inclui, além de Fiesta e EcoSport, veículos como Focus, Ranger, Ka e o B-402, como é conhecido o novo carro compacto da Ford.