A Ford Motor anunciou que planeja construir uma nova fábrica na cidade de Chongqing, na China, sua terceira unidade no país. A decisão faz parte de um esforço mais amplo para acelerar a entrada da companhia no mercado chinês e alcançar concorrentes importantes. Na terça-feira, a imprensa chinesa já havia adiantado que a Ford faria o anúncio nesta semana.
A nova fábrica, que será construída com um investimento de US$ 490 milhões, será operada junto com a parceira chinesa da Ford, a Chonqing Changan Automobile, e a japonesa Mazda Motor. As duas fábricas que a Ford já possui na China – uma em Chonqing e outra em Nanjing – também são dirigidas conjuntamente pelas três montadoras.
A terceira fábrica da Ford na China vai produzir a próxima geração do modelo Focus e será capaz inicialmente de fabricar 150 mil veículos ao ano quando for inaugurada em 2012, informou a Ford. “Nós vamos realmente nos concentrar na China e no restante do mercado asiático, que deverá ser responsável por pelo menos um terço da demanda global por automóveis”, disse Alan Mulally, executivo-chefe da companhia.
A abertura da nova fábrica vai elevar a capacidade de produção anual combinada da Ford e da Mazda na China para 600 mil veículos, dos atuais 447 mil. Apesar disso, a Ford ainda precisará fazer mais para alcançar os principais concorrentes na China – Volkswagen, General Motors, Hyundai Motor e Toyota Motor são as quatro maiores montadoras no mercado chinês. As informações são da Dow Jones.