Foco de medidas do governo será a baixa renda

“Várias ações que o governo está preparando” para enfrentar a crise terão foco na baixa renda, disse nesta terça-feira (13) a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho. A participação da Caixa no pacote se dará na área de habitação, segundo a presidente.

Ela declarou que o valor do imóvel que pode usar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a sua compra vai subir e “poderá” chegar a R$ 500 mil. “O valor ainda não está definido”, acrescentou. O mesmo aumento, ainda a ser decidido, valerá como limite para a aquisição do imóvel com financiamento habitacional pelos recursos da caderneta de poupança.

Maria Fernanda informou também que a Caixa estuda permitir que os mutuários com dificuldades para pagar prestações do financiamento habitacional tenham um período de seis meses em que possam ficar sem realizar o pagamento. O mecanismo para isso seria um seguro da operação ou um fundo com este objetivo. “Tudo isso ainda está em estudo”, declarou. Com a criação deste mecanismo, quem não precisar utilizá-lo ganhará algum tipo de compensação, como um abatimento no valor do saldo devedor.

Ela afirmou ainda que este ano o feirão de imóveis com financiamento da Caixa ocorrerá em um mesmo final de semana de maio em todo o Brasil e terá novidades.

A presidente da Caixa participa do lançamento de bilhete da Loteria Federal comemorativo dos 72 anos do Museu Nacional de Belas Artes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna