As economias da América Latina estão começando a atingir o fundo do poço e devem apresentar uma recuperação mais forte do que as economias avançadas, disse hoje o diretor para o Departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI), Nicolas Eyzaguirre.
“A região latino-americana deve atingir o fundo do poço por volta deste trimestre e, a partir daqui, começará a se recuperar”, afirmou. Segundo ele, muitas economias na região se beneficiaram de políticas macroeconômicas saudáveis adotadas antes da crise, tais como o pagamento da dívida externa e orçamentos equilibrados.
Eyzaguirre alertou, porém, que a recuperação dependerá em grande parte do progresso feito nas economias avançadas para reativar o crescimento e restaurar a saúde do setor financeiro. Portanto, ele recomenda que os governos locais continuem seguindo políticas anticíclicas quando possível e se mantenham alertas para evitar turbulências financeiras.
No início desta semana, o FMI anunciou que prevê que a economia da América Latina vai se contrair 1,5% este ano e apresentar crescimento de 1,6% no próximo ano. As informações são da Dow Jones.