FMI prevê queda moderada do fluxo de capital para Ásia

Os fluxos de capitais para países asiáticos de forte crescimento econômico provavelmente diminuirão um pouco em relação ao fim do ano passado, mas está crescendo a necessidade dessas nações promoverem um aperto em sua política monetária, afirmou hoje Anoop Singh, diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a Ásia e o Pacífico. Segundo ele, que participa do encontro do FMI que ocorre hoje e amanhã em Washington, o fundo vê pressões de “superaquecimento” nos mercados de bens e ativos da Ásia.

Singh disse ainda que o FMI prevê que a inflação na China atinja seu ápice no curto prazo e desacelere ao longo do ano, à medida que os chineses adotarem medidas para conter o crescimento do crédito no país. China e Índia deverão continuar liderando o crescimento na região em 2011, com taxas em torno de 9,5% e 8%, respectivamente.

No Japão, o fundo prevê uma forte desaceleração, seguida de uma recuperação, disse o diretor. Singh, no entanto, citou preocupações em relação ao impacto na economia japonesa de constantes quedas de energia, que ocorrem após o terremoto e o tsunami que atingiram o país no mês passado. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo