O conselheiro econômico do Fundo Monetário Internacional (FMI) e diretor do Departamento de Pesquisa do Fundo, Olivier Blanchard, prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) mundial deverá voltar ao território positivo na segunda metade deste ano, com crescimento mais elevado nos países emergentes. Blanchard prevê que o PIB dos países avançados deve voltar ao território positivo apenas no início ou meados do ano que vem.

continua após a publicidade

 

Com esta avaliação, Blanchard reitera a visão antecipada em abril, na reunião de Primavera, de que as economias emergentes veriam crescimento econômico antes dos países avançados no ciclo atual. Hoje, ele acrescentou que duas forças continuam desafiando a economia mundial. “A boa notícia é que a força empurrando para baixo diminuiu. A má é que a força empurrando para cima é fraca”, afirmou.

EUA

continua após a publicidade

Blanchard afirmou também, ao comentar sobre a situação dos Estados Unidos, que, em diversos países, mais estímulo fiscal levaria à preocupação nos mercados internacionais. “Se houver necessidade de mais estímulo, deve ser acompanhado com reforma no sistema de aposentadoria (Previdência Social) e do sistema de saúde”, afirmou. Para ele, a continuidade de estímulo fiscal exige reforma estrutural para sustentabilidade da dívida.