O Fundo Monetário Internacional (FMI) informou nesta quinta-feira que sua equipe fechou um acordo para emprestar US$ 1,25 bilhão à Jamaica. O acordo de “stand by” será apresentado ao conselho executivo do FMI nas próximas semanas, dependendo de algumas medidas a serem tomadas pelo governo jamaicano, disse o diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, em comunicado.
O empréstimo deve ajudar o país a obter outro US$ 1,1 bilhão em financiamento de outras fontes internacionais, disse ele. “Políticas fortes e uma agenda ambiciosa de reforma são necessárias agora para dar início a um processo de transformação na economia jamaicana”, disse Strauss-Kahn.
O programa vai requerer a consolidação fiscal para o alinhamento de gastos e a reforma do setor público, políticas de gerenciamento de dívida para diminuir o pagamento de juros e o fortalecimento do sistema financeiro. Para aliviar o impacto sobre os pobres, o FMI vai permitir um aumento de pelo menos 25% do gasto líquido com seguridade social. As informações são da Dow Jones.