O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Rodrigo de Rato, afirmou que o dólar ainda tem muito espaço para cair. ?Na análise do FMI, o dólar ainda está supervalorizado e pode cair mais?, disse ele, em café da manhã com jornalistas, na sede da instituição. A declaração causou surpresa, já que Rato havia dito, nas últimas semanas, que o dólar tinha caído demais.

continua após a publicidade

"Apesar de ter caído bastante nos últimos dois ou três anos, o dólar ainda está supervalorizado, se levarmos em conta o equilíbrio de médio prazo (3 a 5 anos)?, disse o diretor-gerente do Fundo. Já o euro está ?próximo do valor de equilíbrio?, disse Rato.

O diretor-gerente do Fundo afirmou que os riscos de um cenário negativo na economia mundial aumentaram. Rato sublinhou outros riscos que continuam presentes na economia mundial: ajuste desordenado nos desequilíbrios globais, retrocesso nas práticas protecionistas e fragilidades em países emergentes que precisam de fluxos de capital para financiar seus déficits em conta corrente (como algumas nações do Leste Europeu). ?Estamos aconselhando governos e bancos centrais a ficarem alertas para esse aumento nos riscos?, disse Rato.

continua após a publicidade