FMI concorda com ajuda de US$ 14,9 bi para Ucrânia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) concordou com uma ajuda de US$ 14,9 bilhões para a Ucrânia por um período de dois anos e meio para que o país possa resolver os problemas de sua economia. O acordo, entretanto, está sujeito a mudanças no Orçamento relativas a energia e setor financeiro que devem ser aprovadas pela direção do FMI no final de julho.

“O objetivo do programa econômico das autoridades é fortalecer a estabilidade fiscal e financeira e avançar nas reformas estruturais, o que pode colocar a Ucrânia em uma tendência de crescimento equilibrado e sustentando”, afirmou o chefe da missão do FMI, Thanos Arvanitis, que passou duas semanas em Kiev discutindo com autoridades ucranianas.

O FMI disse que a Ucrânia precisa aprovar um ajuste fiscal suficiente para conter o déficit do governo de 5,5% do PIB em 2010, e de 3,5% em 2011. Esses ajustes irão requerer reformas estruturais e racionalização de gastos combinados com esforços de melhorar a arrecadação, ao mesmo tempo em que adiciona recursos alocados no Orçamento para proteger o segmento mais pobre da população, afirmou FMI. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo