O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou a liberação de um empréstimo de US$ 741 milhões por dois anos para o Iraque, na segunda parcela de um programa de crédito stand-by de US$ 3,7 bilhões destinado a assegurar estabilidade macroeconômica, o avanço de reformas estruturais e apoio temporário ao Orçamento do governo iraquiano.

continua após a publicidade

“O Iraque continuou a fazer bons progressos na reconstrução de instituições econômicas importantes e na manutenção da estabilidade macroeconômica sob circunstâncias muito difíceis”, diz em comunicado o vice-diretor-gerente do FMI, Naoyuki Shinohara.

O anúncio da liberação dos recursos aconteceu horas depois de o principal bloco de partidos xiitas no Parlamento iraquiano informar que escolheu o primeiro-ministro interino, Nouri al-Maliki, para ser seu candidato à chefia de governo, praticamente garantindo sua eleição. Como o resultado da eleição parlamentar de março foi inconclusivo, o país está desde então com um governo provisório. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade