O Conselho do Fundo Monetário Internacional (FMI) decidiu adiar a votação sobre sua parcela de 22,5 bilhões de euros para o pacote de ajuda financeira para a Irlanda, que estava prevista para hoje. Segundo um porta-voz da instituição, o adiamento é para que o Parlamento da Irlanda tenha tempo de fazer sua própria votação sobre o pacote, o que deverá ocorrer somente na próxima quarta-feira.
O porta-voz disse que, caso o pacote seja aprovado pelo Legislativo da Irlanda, o diretor-gerente do FMI poderá recomendar que o Conselho o aprove logo em seguida, de modo que a votação poderá ocorrer na quinta-feira, dia 16.
“As autoridades nos informaram que, embora a aprovação parlamentar do pacote de apoio do FMI e da União Europeia não seja legalmente obrigatória, o governo irlandês apresentou a moção ao Parlamento para fortalecer o apoio político ao acordo”, disse o porta-voz.
“Nós damos boas vindas às primeiras medidas de implementação do Orçamento de 2011, estipulando a via da consolidação fiscal e medidas importantes de reforma envolvidas no programa, que foram aprovadas recentemente pelo Parlamento irlandês, confirmando o compromisso forte da Irlanda com o programa e as políticas envolvidas”, acrescentou. As informações são da Dow Jones.