O fluxo de veículos nas estradas com pedágios no País cresceu 0,5% em julho em relação a junho, já considerando os ajustes sazonais. Os dados foram divulgados hoje pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e pela Tendências Consultoria Integrada.
O movimento dos veículos leves registrou uma ligeira queda de 0,1% comparativamente a junho, também já livre dos efeitos sazonais. Na mesa base
de comparação, os veículos pesados aumentaram em 1,7% a sua movimentação pelas estradas com pedágios.
Na leitura que compara os números de julho deste ano com o mesmo mês do ano passado, verifica-se que o fluxo total de veículos nas estradas cresceu 6,7%. A circulação dos leves aumentou 6,5% em julho comparativamente a julho de 2010. Os pesados circularam em julho 7,4% a mais do que em julho do ano passado, descontados os efeitos sazonais.
O fluxo de veículos dá pistas sobre a situação econômica do País. O movimento de veículos leves (de passeio) é um indicativo do nível de renda da população, enquanto o fluxo de veículos pesados (cargas), sinaliza o nível de atividade de setores como a indústria.