O fluxo de visitas aos shopping centers no Dia Dos Pais no Brasil recuou 2,07% em comparação com a mesma data do ano passado, de acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira, 16, pela consultoria FX Retail Analytics.
A pesquisa mostrou que a Região Sudeste do Brasil teve o pior resultado, com retração de 2,65% no número de visitantes, seguido pela Região Sul, com um decréscimo de 1,52%, e Nordeste, com queda de 1,16%.
Com o ambiente de crise econômica e redução do consumo, outras datas importantes para o comércio varejista também esfriaram neste ano. No Dia das Mães (maio), o fluxo de visitantes baixou 6,78% nos shopping centers, enquanto no Dia dos Namorados (junho), foi registrada queda de 3,26%.
Para Marcelo Tavares, presidente da FX Retail Analytics, o momento ainda é crítico, mas indica uma melhora, pois o Dia dos Pais teve um recuo mais brando do que as principais datas comemorativas do primeiro semestre.
“Embora os lojistas estejam preocupados com o atual momento da economia, é possível ver sinais e um esforço que indica a reversão deste quadro, tendendo a aumentar o fluxo de visitantes por meio de promoções, desconto no total da compra e facilidade no pagamento”, avaliou, em nota.