A agência de classificação de risco Fitch manteve o rating de probabilidade de inadimplência do emissor (IDR) em moeda estrangeira da companhia de petróleo argentina YPF em CCC. “Os ratings da YPF refletem a forte ligação com a qualidade do crédito da República da Argentina”, que é classificada pela Fitch como RD (default restrito), afirmou a agência em relatório.
Segundo a Fitch, as principais preocupações com empresas domiciliadas na Argentina incluem “a inflação alta, a interferência do governo, as incertezas econômicas e o limitado acesso aos mercados de dívida, especialmente depois do recente default do país”.
A Fitch afirmou que os ratings da YPF podem ser negativamente afetados se a economia argentina se deteriorar mais e o governo não conseguir converter e transferir câmbio externo para a empresa; se houver deterioração significativas das medidas de crédito; ou se a adoção de políticas públicas “adversas” afetarem o desempenho da companhia em qualquer de seus segmentos de negócios.
Para a Fitch, uma ação positiva de rating é improvável no curto a médio prazos, tendo em vista a forte ligação com o rating soberano da Argentina.