Fitch coloca rating do Reino Unido em observação

A Fitch colocou o rating soberano ‘AAA’ de longo prazo do Reino Unido em observação para possível rebaixamento. Em comunicado, a agência de classificação de risco diz que pretende concluir sua análise do rating britânico no fim de abril. O rating ‘F1+’ de curto prazo e o teto ‘AAA’ do país não foram afetados pela decisão.

A avaliação para possível rebaixamento reflete as últimas projeções econômicas e fiscais publicadas pelo Escritório de Responsabilidade Orçamentária (OBR, na sigla em inglês), que indicam que a dívida do governo britânico vai atingir o pico mais tarde e num nível mais elevado do que a Fitch esperava.

Segundo a agência, o OBR prevê que o endividamento bruto do governo britânico e a dívida líquida do setor público vão atingir o auge em 2016-2017, a 100,8% e 85,6% do Produto Interno Bruto (PIB), respectivamente.

A Fitch já havia alertado anteriormente que a eventual falha do Reino Unido em manter sua dívida bruta abaixo de 100% e de diminuí-la para 90% no médio prazo provavelmente resultaria no rebaixamento dos ratings britânicos. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna