A agência de classificação de risco Fitch Ratings informou nesta segunda-feira, 30, ter colocado o rating de gestor de recursos da BTG Pactual Asset Management DTVM S.A. em observação negativa. A decisão é anunciada depois da prisão do ex-presidente (CEO) do Banco BTG Pactual, André Esteves. Desde 11 de agosto, o rating da asset era “Mais Alto Padrão”, baseado na forte plataforma de gestão de investimentos e em sua estrutura operacional.

continua após a publicidade

Conforme a Fitch, a observação negativa reflete os riscos dos possíveis impactos da redução dos ativos sob gestão (AUM) sobre os negócios da BTG Pactual Asset como resultado da prisão do executivo. No último dia 26, a agência fez a mesma coisa com o rating do banco e de suas subsidiárias.

A agência ainda informa que poderá rebaixar o rating de gestora de recursos da BTG Pactual Asset se “a situação atual comprometer o perfil financeiro da sua empresa controladora, causar diminuição severa do seu AUM ou impactar sua franquia de negócios, resultando em deterioração material de seu perfil financeiro ou de sua capacidade de continuar desempenhando suas atividades de forma adequada.” “Uma perda significativa da equipe de investimento, que impacte negativamente a capacidade de gestão de recursos da BTG Pactual Asset, também pode resultar em rebaixamento”, destacou a Fitch.

Por outro lado, a Fitch explica que a observação negativa pode ser removida para uma perspectiva estável se a asset “exibir resiliência e a gestora for capaz de manter relativa estabilidade de AUM e rentabilidade.” “O rating da BTG Pactual Asset pode ser sensível a mudanças adversas relevantes em quaisquer dos principais fundamentos do rating, principalmente se houver enfraquecimento de seu perfil financeiro, grande rotatividade de profissionais ou deterioração de processos e políticas”, esclareceu.

continua após a publicidade