O vice-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Stanley Fischer, afirmou que a inflação no país continua muito baixa e a instituição deve se assegurar que ela suba gradualmente rumo à meta de 2% ao ano.

continua após a publicidade

Durante uma sessão de perguntas e respostas na Câmara de Comércio dos Estados Unidos, Fischer disse que eu nunca pensou que iria encontrar este problema como um dirigente de política monetária, uma vez que em grande parte das últimas décadas, qualquer preocupação referente à inflação era no sentido de alta rápida.

“A inflação está muito baixa, precisamos tê-la de volta em 2%, disse Fischer. “É por isso que estamos mantendo as taxas de juro baixas, para incentivar o investimento e o crescimento.”

Fischer rebateu críticas de Wall Street sobre a regulação financeira, dizendo que as crises financeiras provaram a regras vigentes eram muito frouxas com e os bancos estavam muito dependentes de dívida, tornando-se frágeis e vulneráveis a choques. Ele ainda acrescentou que, “por qualquer medida”, o Fed é o banco central mais transparente do mundo.

continua após a publicidade

Fischer também ressaltou que os testes de estresse dos bancos são uma inovação fundamental na supervisão bancária, que ajudou da ajustar o complexo e altamente interligado sistema financeiro.

Questionado sobre os poderes de empréstimos de emergência do Fed, que estão atualmente sob ataque de alguns legisladores no Capitólio, Fischer disse a função de credor de último recurso é um princípio básico do banco central.

continua após a publicidade

“Eu não quero jogar fora coisas que podem ser muito úteis”, comentou. Fonte: Dow Jones Newswires.