A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) lançou nesta quinta-feira o Cluster Automotivo do Sul Fluminense, grupo de discussões para agregar as maiores empresas do setor instaladas na região: as montadoras PSA Peugeot Citroën e Nissan (cuja fábrica está em obras, com inauguração prevista para 2014), a fabricante de caminhões MAN Latin America e a produtora de pneus Michelin.
O lançamento foi marcado por cerimônia na sede da Representação Regional da Firjan no Sul Fluminense, em Volta Redonda. A ideia da Firjan é, após o lançamento, agregar outras empresas do segmento no grupo de discussões. O objetivo é orientar as discussões em torno de quatro temas centrais: energia, transporte, telecomunicações e mão de obra.
Criado no início dos anos 2000, com a instalação da fábrica da PSA Peugeot Citroën em Porto Real (RJ), o polo automotivo do Sul Fluminense tem turbinado a economia da região, segundo a Firjan. Entre 2000 e 2011, o estoque de trabalhadores do setor automotivo na área passou de 1.401 para 8.752. De acordo com o estudo Decisão Rio, elaborado pela Firjan, estão previstos R$ 5,4 bilhões em investimentos do setor no local. O principal projeto em curso é o da Nissan, com aporte de R$ 2,6 bilhões.