A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) elevou, de 0,23% para 0,26%, a expectativa de inflação na cidade de São Paulo para o mês de março. De acordo com o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), Márcio Nakane, a revisão foi motivada, principalmente, pela estimativa de preços maiores para o grupo Alimentação, especialmente a parte In Natura.
Nesta manhã, a instituição divulgou que o IPC subiu 0,26% na terceira prévia do mês. O resultado ficou em linha com as estimativas do mercado financeiro, de alta de 0,19% a 0,28%, e levemente acima da taxa da segunda prévia do índice, quando a inflação foi de 0,23%.
"O índice continua tranqüilo. Desde a terceira prévia de fevereiro, quando subiu 0,16% e registrou uma aceleração de apenas 0,10 ponto porcentual", avaliou Nakane. "Na pesquisa divulgada hoje, o comportamento dos alimentos, principalmente, os In Natura, foi o fator mais importante para este leve aumento do IPC", disse.
Quanto à inflação de 2008, o coordenador do IPC decidiu permanecer com a mesma expectativa, de 4%, para o índice acumulado. No período acumulado de 12 meses até a terceira quadrissemana de março, o indicador da Fipe acumulou alta de 4,2%