Fipe: Preços no comércio eletrônico caíram 0,42%

Os preços de produtos no comércio eletrônico caíram 0,42% em fevereiro, na comparação com janeiro, de acordo com o índice da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e do site Buscapé (Fipe/Buscapé). Foi o 25º mês de apuração do índice. Neste período, houve retração nos preços em 22 meses. Em janeiro, houve aumento médio de 2,39%.

Dos dez grupos de produtos analisados pelo índice, apenas três obtiveram alta no preço em fevereiro e a maior delas foi do item Casa e Decoração (1,62%). Na sequência apareceram Brinquedos e Games (0,45%) e Eletrodomésticos (0,02%). A maior queda ficou por conta do item Fotografia, com retração de 1,65%.

Das 151 categorias de produtos pesquisadas, 97 tiveram queda média de preço de -0,78%, enquanto 54 tiveram aumento médio de preços de 0,68%, em fevereiro. Os maiores aumentos ficaram com cama (2,9%), freezer (1,75%) e panela de pressão (1,51%). Já as quedas mais expressivas foram de chuteiras (-4,52%), toner para impressora (-3,83%) e climatizador (-3,11%).

Na comparação com o mesmo mês de 2012, fevereiro registrou queda de 6,13%, com 9 dos 10 grupos apresentando redução de preços. Apenas o grupo de Eletrodomésticos, que é o de maior peso no e-commerce, segundo o índice, teve aumento no período (0,11%). A maior queda ficou por conta de Eletrônicos (-14,51%), influenciada principalmente por televisores (-16,22%), micro system (-10,52%) e blu-ray (-9,31%). Na sequência aparecem Moda e Acessórios (-12,75%), Fotografia (-10,86%) e Telefonia (-9,32%).

“A despeito das diferenças entre as variações de preços nos diferentes produtos observa-se um generalizado e expressivo movimento de queda de preços, sendo que das 151 categorias de produtos pesquisadas 110 (73% do total) tiveram queda média de preço de 7,46%, e apenas 41 tiveram um aumento médio de preço de 3,51% em 12 meses”, afirmou a entidade em nota.

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