Finlândia e Dinamarca entram em recessão e Suécia está em alerta

A recessão econômica – caracterizada tecnicamente por dois trimestres consecutivos de contração do Produto Interno Bruto (PIB) – atingiu a Finlândia e a Dinamarca e se aprofundou na Suécia durante o quarto trimestre do ano passado, de acordo com dados divulgados pelas agências oficiais de estatísticas desses países.

O PIB da Finlândia sofreu declínio de 1,3% no quarto trimestre do ano passado em comparação ao terceiro trimestre, que já havia recuado 0,3% ante o trimestre anterior. “Se a recessão é definida por dois trimestres consecutivos de contração no volume do PIB, então a economia está em recessão”, afirmou a agência nacional de estatísticas do país em um comunicado.

No ano de 2008, o PIB finlandês cresceu 0,9%, menor avanço desde o início da década de 1990, acrescentou a agência. Em 2007, o PIB do país cresceu 4,2%.

No caso da Dinamarca, a contração do PIB no quarto trimestre de 2008 foi de 2% em comparação ao trimestre anterior, de acordo com departamento de estatísticas do país. No terceiro trimestre, o PIB recuou 0,8%.

A Dinamarca foi a primeira nação da União Europeia a entrar em recessão devido à crise de aperto na oferta de crédito, deflagrada em meados de 2007, mas a economia retomou o crescimento no segundo trimestre do ano passado, quando o PIB cresceu 0,4%.

A Suécia, por sua vez, registrou contração econômica pelo terceiro trimestre consecutivo. De acordo com dados da agência de estatísticas do país, houve declínio de 2,2% no PIB durante o quarto trimestre de 2008 em relação ao trimestre anterior. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna