O Dia de Finados deste ano já começou a movimentar o comércio de flores em Curitiba. A estimativa é de que a venda de crisântemos, a flor mais procurada durante esta semana, aumente em até 50% para os estabelecimentos.
Para as floriculturas, a proximidade com o Dia de Finados significa um dos quatro maiores aumentos nas vendas durante o ano, atrás de datas como o Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia da Mulher. Este último, inclusive, é uma das datas em que mais vem crescendo a procura por flores nos últimos anos, segundo avaliação do setor.
Além do crisântemo, tradicionalmente escolhido para homenagear parentes e amigos falecidos, rosas, girassóis e palmas também são procuradas para fazer parte da decoração do cemitério no Finados. Nos últimos anos, além de trocar as cores, as pessoas têm procurado mudar a flor escolhida para o dia.
“São flores geralmente nas cores branca e amarela, numa procura que começa agora e vai até o Dia de Finados”, diz Bruno Esperança, proprietário da floricultura Esalflores, no bairro Rebouças, em Curitiba.
Somente a loja dele se preparou com mais de 2,5 mil vasos de crisântemos para o Finados deste ano. “Para esta data, as pessoas costumam comprar mais de um vaso de crisântemo, adquirindo grandes quantidades”, aponta.
Mesmo assim, segundo o proprietário, a demanda tem se modificado por conta de alertas em cemitérios sobre o risco da dengue. “As pessoas preferem vasos sem o pratinho, que acumula água”, diz Esperança.