Após uma greve que teve duração de cinco meses, a Superintendência do Trabalho e Emprego, em Curitiba, não está dando conta de atender toda a demanda por emissão de carteira de trabalho e desbloqueio de seguro-desemprego.
Desde segunda-feira, quem necessita dos serviços precisa chegar de madrugada ao local, que fica na rua José Loureiro, para conseguir atendimento. Por dia, quantidades insuficientes de senhas estão sendo distribuídas.
“Estou com um problema em meu seguro-desemprego e não consigo resolver. Já fui três vezes à Superintendência e não fui atendido. Na última segunda-feira, cheguei ao local às 8h. Na terça, fui às 6h30. Na quarta, cheguei antes das 5h e já encontrei fila. Acho que vou ter que passar a noite em frente ao local para conseguir atendimento. É um desrespeito impressionante com os cidadãos”, diz o vendedor Thiago Piemontez, que está desempregado há cerca de dois meses.
A ideia de passar a noite em frente à Superintendência não é exclusiva de Thiago e, ontem, foi colocada em prática pelo auxiliar de serviços gerais Marcos Roberto Ribeiro. Ele chegou ao local às 23h de quinta-feira para conseguir garantir atendimento na manhã de ontem.
“Foi uma noite de sono perdida. Fiquei sentado em frente à Superintendência, passando muito frio. Porém, este foi o jeito que encontrei para conseguir ser atendido. Estou tentando sem sucesso desde segunda-feira”, conta.
Marcos teve a companhia do auxiliar de produção Thiago de Oliveira Fernandes, que chegou por volta da meia-noite de quinta-feira. “Fiquei desempregado em julho e desde então estou sem rendimentos. Tenho dois filhos para sustentar, aluguel e outras contas para pagar. Por isso, estou precisando muito começar a receber o seguro-desemprego”, comenta.
Superintendência
A assistente técnica da Superintendência, Leila Maria Rabone, afirma que a última segunda-feira, quando houve o retorno da greve, foi um dia atípico e os serviços prestados ao público acabaram sendo prejudicados.
Porém, desde então, a demanda de atendimento vem aumentando, sendo que ontem foram distribuídas 110 senhas. Estão sendo priorizados casos de recurso de seguro-desemprego, quando a pessoa dá entrada no seguro e, por algum motivo, tem seu pedido indeferido.
“Equipes estão sendo direcionadas a sanar os problemas de atendimento”, informa. “Para evitar filas, também estamos orientando para que as pessoas que precisam de carteira de trabalho procurem as Ruas da Cidadania da prefeitura e as que necessitam dar entrada no seguro-desemprego se dirijam às agências do trabalhador do governo do Estado”, completou.