Fiesp: atividade na indústria sobe 0,4% em janeiro

O Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria paulista subiu 0,4% em janeiro ante dezembro, com ajuste sazonal, segundo dados divulgados hoje pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). No cálculo sem ajuste sazonal, o nível de atividade industrial registrou queda de 4,5%, no mesmo período, a maior para meses de janeiro desde 2006, quando o INA caiu 7,9%. Em relação a janeiro de 2009, a atividade da indústria aumentou 18% no mês passado, no melhor resultado para o mês desde 2003. No acumulado dos últimos 12 meses até janeiro, o INA registra queda de 6,2%.

A Fiesp revisou os resultados do INA do mês de dezembro, divulgados em janeiro. No cálculo com ajuste sazonal, o indicador foi revisto de uma alta de 2,4% para um crescimento menor, de 1,6%, em dezembro ante novembro. Na variação sem ajuste sazonal, a queda, que era de 7,6%, foi revista para uma retração de 4,5%, na mesma base de comparação. O nível de utilização da capacidade instalada (Nuci) da indústria caiu para 79,6% em janeiro, sem ajuste sazonal, ante 80,3% em dezembro. Na variação com ajuste sazonal, o Nuci do mês passado diminuiu para 81,7%, de 82,4% no mês anterior.

Sensor

A confiança dos empresários da indústria paulista ficou praticamente estável no mês de fevereiro, segundo a Fiesp. O indicador sensor, avaliado pela entidade, registrou 55 pontos em fevereiro ante 53,9 em janeiro. Dos cinco itens que compõem o sensor, dois registraram alta e três mantiveram a estabilidade. O item Mercado subiu de 57 pontos em janeiro para 59,9 fevereiro. Já o item Investimentos aumentou de 52,8 em janeiro para 55,2 em fevereiro. Os itens Vendas, Estoque e Emprego tiveram variação considerada estável. Passaram, respectivamente de 52,1 pontos para 53,1; de 50,6 para 50,3; e de 57,1 para 56,3. Nos cálculos do sensor, o patamar de 50 pontos é considerado como equilíbrio. Resultados abaixo dessa marca indicam pessimismo e, acima de 50 pontos, otimismo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo