O Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e a Agência de Promoção a Exportação (Apex) pretendem ensinar como reduzir pela metade o custo de armazenagem de mercadorias no exterior. No próximo dia 19 de setembro, as duas entidades realizam, em Curitiba, um ciclo de palestras para informar aos exportadores paranaenses como funciona o Centro de Distribuição (CD) de Miami e os programados para Europa, Ásia e países árabes.
"O empresário brasileiro gasta muito para armazenar seus produtos no exterior. Com o Centro de Distribuição, o governo federal subsidia o custo de armazenagem, permitindo que o exportador se torne mais competitivo", explica o coordenador de Novos Negócios da Fiep, Henrique Santos, acrescentando que o próximo CD será instalado em Frankfurt (Alemanha). "É um conceito novo no Brasil e por isto estamos trazendo especialistas para falar do tema", completa. Participam do evento a coordenadora do Centro de Disitribuição de Miami, Sílvia Pierson, e o diretor geral do programa da Apex, Diogo Akitaya.
Sílvia Pierson informa que a proposta é que os CDs sejam utilizados por empresas exportadoras brasileiras, previamente selecionadas, como locais para negociação e manutenção de estoque de produtos. O fato de a mercadoria se encontrar no território onde a venda será realizada agiliza a entrega e ajuda a garantir o cumprimento de compromissos pós-vendas.
Ela disse que Miami foi escolhida para sediar o primeiro CD-Apex com base em estudos sobre fluxo das mercadorias brasileiras para os Estados Unidos. A zona livre de Miami foi apontada como o quarto maior mercado parceiro do Brasil. "Grande parte das exportações brasileiras vai para a Flórida. A parte de logística lá é muito favorável", justifica Diogo Akitaya, do CD-Apex.
Akitaya diz que os mil metros quadrados do CD-Apex de Miami ainda não foram totalmente ocupados e ainda há vagas nesse primeiro depósito (ou warehouse). Na medida em que o número de empresas atingir a capacidade máxima do centro de distribuição, outras unidades poderão ser contratadas pela Apex-Brasil.
Para participar do CD-Apex, os requisitos são praticamente dois: as micro, pequenas e médias empresas devem estar habituadas com os trâmites do comércio exterior. A mensalidade fixa para cada empresa participante do CD-Apex de Miami é de US$ 800 (ou cerca de R$ 2 mil). Despesas com despachantes, entradas e saídas, entre outras, correm por conta das empresas.
Os interessados em participar da palestra devem entrar em contato com o Centro Internacional de Negócios da Fiep, pelo telefone (41) 3350-7361.