O CEO da montadora italiana Fiat, Sergio Marchionne, está na Alemanha para discutir sobre a possível aquisição da subsidiária da General Motors, Opel. A notícia foi publicada hoje no jornal alemão Sueddeutsche Zeitung e na revista Focus, citando fontes não identificadas.
Segundo as matérias, Marchione deve se encontrar na próxima segunda-feira com o ministro da Economia alemão Karl-Theodor Zu Guttenberg e com o ministro das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier para apresentar o conceito sobre o processo de aquisição da Opel. Os dois ministros confirmaram o encontro, mas se recusaram a dar detalhes.
A GM está buscando investidores para vender os ativos não-lucrativos da companhia, como parte da reestruturação da companhia, que já recebeu bilhões de dólares do governo norte-americano, na tentativa de evitar o colapso da empresa.
A Opel informou que precisa de 3,3 bilhões de euros (US$ 4,3 bilhões) para se recuperar da crise econômica, mas o governo alemão já antecipou que pretende dar apoio estatal direto à companhia. A chanceler Angela Merkel sugeriu que o governo poderia ajudar investidores interessados na companhia com garantia de empréstimos.
Entre os interessados, estão a Fiat e a indústria de autopeças canadense Magna International. Na terça-feira a Magna apresentou sua proposta a Guttenberg, que foi classificada pelo ministro como “um conceito rudimentar de compromisso com a Opel”.