Foto: Divulgação |
Segundo a própria Fiat, trata-se de uma das fábricas mais modernas do mundo. |
Turim – A Fiat assinou um acordo com a Chrysler para adquirir a fábrica de motores Tritec Motors, localizada em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, no Paraná.
O investimento total da iniciativa da Fiat Powertrain Technologies (FPT) será de RS$ 250 milhões, incluídos os custos de desenvolvimento.
Segundo um comunicado da Fiat, trata-se de "uma das fábricas mais modernas do mundo", onde será produzida "uma nova série de motores mid-size à gasolina e flex".
"O desenvolvimento desse produto será realizado de maneira a se integrar com os centros de engenharia de Betim (em Minas Gerais) e Turim, conjuntamente com os técnicos da fábrica de Campo Largo", continuou a empresa italiana.
A compra desse estabelecimento pela FPT criará diretamente cerca de 500 novos postos de trabalho e, indiretamente, 1.500.
Segundo Alfredo Altavilla, executivo da FPT, "a aquisição da unidade industrial de Campo largo permitirá alcançar dois objetivos importantes: o primeiro, o de ampliar a cota de clientes não cativos potencialmente interessados nesse produto; o segundo é a ampliação do nosso portfólio de produtos, oferecendo uma nova série de motores extremamente modernos e competitivos".
Para o vice-presidente executivo da Chrysler, Tom LaSorda, a compra por parte da FPT "garante um futuro seguro para a estabilidade da Tritec".
Segundo o superintendente da FPT para o Mercosul, Franco Ciranni, "os investimentos na fábrica de Campo Largo podem torná-la o maior centro de produção de motores mid-size da América Latina, a fim de satisfazer as exigências tanto do mercado local quanto das exportações".