A importância do grupo Despesas Diversas dentro do cálculo da inflação varejista diminuirá quase a metade a partir de fevereiro, dentro da família dos Índices de Preços ao Consumidor (IPCs), de 4,44% para 2,67%.
Isso porque muitos itens que eram deste grupo foram retirados para a formação de uma nova classe de despesa, a de Comunicação, que será o oitavo grupo componente dos IPCs a partir do mês que vem. A FGV explicou que, entre os itens retirados de Despesas Diversas estão mensalidade para TV por assinatura e gastos com internet. Somados, esses dois subitens respondem por 0,91% do orçamento familiar, de acordo com a fundação.
Em Comunicação, que representará 5,8% dos IPCs, estarão reunidas todas as despesas com telefonia, TV por assinatura e internet. Um novo sub-item foi criado, pacotes de telefonia com internet, que terá peso de 1,2% em Comunicação.
Nesta nova classe de despesa, é possível perceber o aumento da importância de tarifa de telefone móvel, cujo peso saltará de 1,30% para 1,73%; e a perda de força em tarifa de telefone residencial, cujo peso diminuirá de 3,67% para 1,94%.