Pela primeira vez na história, o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) fechou um ano em deflação, encerrando 2009 com queda de 1,43%. Em 2008, o índice subiu 9,10%. Os dados foram divulgados hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em dezembro do ano passado, o IGP-DI caiu 0,11%, ante um avanço de 0,07% em novembro.
Embora não seja mais usado para reajustar a tarifa de telefone, o acumulado do IGP-DI ainda funciona como indexador das dívidas dos Estados com a União. Com o resultado divulgado hoje, o ano de 2009 apresentou a menor taxa da história do índice, o mais antigo indicador de inflação calculado pela FGV, cuja divulgação começou em 1947.
No caso dos três indicadores que compõem o IGP-DI de dezembro do ano passado, o Índice de Preços por Atacado – Disponibilidade Interna (IPA-DI) caiu 0,29% em dezembro, ante queda de 0,04% em novembro. O Índice de Preços ao Consumidor – Disponibilidade Interna (IPC-DI) teve aumento de 0,24% em dezembro, ante elevação de 0,26% em novembro. Já o Índice Nacional de Custos da Construção – Disponibilidade Interna (INCC-DI) subiu 0,10% em dezembro, ante alta de 0,29% em novembro. O período de coleta de preços para o IGP-DI de dezembro foi do dia 1º ao 31 do mês passado.