FGV: IPC-S sobe 0,31% na 1ª prévia de julho

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) subiu 0,31% na primeira prévia de julho, medida até ontem, ante alta de 0,12% no dado fechado de junho do indicador, informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo a entidade, foi o menor resultado apurado para a primeira semana de qualquer mês este ano. Na primeira leitura de junho, o IPC-S foi de 0,43%.

Ainda de acordo com a FGV, cinco dos sete grupos de despesa usados para cálculo do IPC-S mostraram aceleração de preços ou deflação mais fraca na leitura anunciada hoje, em relação à pesquisa da semana passada. Nos outros dois grupos restantes, houve desaceleração de preços ou deflação mais intensa.

O grupo Alimentação subiu de 0,12% para 0,73%, no período, e habitação aumentou de 0,12% para 0,20%. No grupo de Transportes, o movimento foi de redução da taxa negativa, que passou de -0,14% para -0,09%. Em Saúde e Cuidados Pessoais, houve uma pequena aceleração de preços, 0,27% para 0,29%, e a de Vestuário foi mais leve ainda, de 0,43% para 0,44%.

Os grupos onde houve redução de preços foram Despesas Diversas, de 0,31% para 0,05%, e Educação, Leitura e Recreação, que ampliou o movimento de deflação, passando de -0,04% para -0,06%.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo