FGV: inflação medida pelo IPC-S desacelera para 0,26%

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) desacelerou na última semana de outubro. É o que informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV), ao anunciar o avanço de 0,26% para o indicador até a quadrissemana encerrada em 31 de outubro. O resultado ficou abaixo do IPC-S de setembro, referente à quadrissemana finalizada em 30 de setembro, quando subiu 0,50%. Além disso, a taxa ficou 0,05 ponto porcentual abaixo da registrada na última apuração, encerrada em 22 de outubro.

Por problemas técnicos, a divulgação do IPC-S foi feita hoje com quase uma hora de atraso. O resultado fechado de outubro ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pela Agência Estado, que apostavam uma elevação entre 0,19% e 0,30%, sendo levemente superior à mediana das expectativas, de 0,25%.

Com o resultado, o IPC-S acumula altas de 4,96% no ano e de 6,78% nos últimos 12 meses. Nesta apuração, seis das sete classes de despesa componentes do índice apresentaram decréscimo em suas taxas de variação de preços.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna