A inflação no varejo em São Paulo voltou a acelerar na segunda semana de setembro. É o que informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que anunciou os resultados regionais de inflação das sete capitais usadas para cálculo do Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) de até 15 de setembro. Na capital paulista, o IPC-S saltou de 0,39% para 0,59% entre a primeira e a segunda prévia deste mês.
De acordo com a FGV, São Paulo não foi a única capital a mostrar acréscimo em sua taxa de variação de preços. Outras cinco cidades também tiveram o mesmo comportamento: Salvador (de -0,08% para zero), Brasília (de -0,09% para zero), Belo Horizonte (de 0,03% para 0,25%), Recife (de -0,77% para -0,43%) e Rio de Janeiro (de 0,26% para 0,31%). Já Porto Alegre apresentou deflação mais intensa no mesmo período: a taxa de preços passou de baixa de 0,08% para recuo de 0,17%.
Entre as cidades analisadas, São Paulo é a de maior peso no cálculo do IPC-S, representando quase 50% do total do indicador. Ontem, a FGV informou que a inflação medida pelo IPC-S foi de 0,31% na segunda prévia de setembro.