A produção de novembro da indústria paulista deve subir 3,2% no confronto com mês anterior. É o que mostra o Sinalizador da Produção Industrial (SPI) de São Paulo, divulgado hoje. Em outubro, o SPI, que funciona como uma espécie de prévia da produção industrial paulista, subiu 3,3% na série com ajuste sazonal – sendo que a produção de São Paulo apresentou alta de 2,1% naquele mês, no mesmo tipo de comparação, de acordo com dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O objetivo do indicador, elaborado por meio de parceria entre a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a AES Eletropaulo, é o de antecipar tendências da atividade industrial do estado de São Paulo. Em comunicado, as instituições informam ainda que, com este resultado, na comparação com igual mês do ano passado, o SPI registrou aumento de 4,4% em novembro deste ano.
Em outubro, o sinalizador apurou queda de 5,1% ante igual mês em 2008. A FGV e a AES informaram ainda que, na comparação dos últimos 12 meses até novembro, com os 12 meses imediatamente anteriores, a taxa do SPI foi negativa, de 10,6%. Na série sem ajuste sazonal, o SPI teve queda de 2,6% em novembro ante outubro, em comparação com o avanço de 3,1% em outubro ante mês anterior, nessa mesma série.