FGV: demanda insuficiente afeta confiança de serviços

Os empresários de serviços prestados às famílias sentiram o baque da desaceleração do consumo. Em novembro, a confiança deste segmento caiu 9,1% na comparação com outubro, com queixas de demanda insuficiente. O resultado superou, e muito, a queda média de 2,1% no Índice de Confiança de Serviços (ICS) no período, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).

“O resultado coloca mais uma luz amarela, pois é o setor que fala mais diretamente com a demanda doméstica”, notou o economista Silvio Sales, consultor da FGV. “Os resultados apontam que, no início de 2015, a demanda deve perder espaço.”

Os serviços prestados as famílias (apelidados de “varejo dos serviços”) englobam os segmentos de alimentação, alojamento e outros. A maior parte deles registra número elevado de empresários se queixando de demanda insuficiente. Na média dos serviços, esse porcentual ficou em 28,9%, mas no alojamento essa fatia chegou a 57,8%. Entre todos os serviços prestados às famílias, a demanda aquém do esperado atingiu 38,5%.

“É preocupante, porque embora o segmento não agregue muito valor, ele emprega muito”, citou Sales.

Apesar do alerta, o indicador de emprego previsto subiu 3,9% na média do setor de serviços em novembro contra outubro. O economista argumenta que o resultado não representa uma tendência, já que é o primeiro dado positivo após uma sequência de recuos intensos. Além disso, o indicador está nos 98 pontos, o que mostra que mais empresários pretendem demitir do que contratar.

Em termos de confiança, a queda do ICS refletiu um aumento intenso no número de empresários que se declaram pessimistas, tanto com a situação quanto com o futuro. “Esses números confirmam tendência de trajetória de crescimento menor no setor de serviços”, disse Sales.

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