O feriado de Páscoa, que nesse ano foi no mês de março, contribuiu para que o comércio varejista do Paraná se mantivesse em alta.
Mesmo com menos dias úteis em relação ao ano anterior, as vendas tiveram um aumento de 5,81% segundo dados do levantamento da Pesquisa Conjuntural do Comércio efetuada pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR).
Na comparação com o mês de fevereiro, as vendas cresceram 7,54%. No acumulado do ano, o aumento é de 8,78%.
Para o economista da Fecomércio-PR Vamberto Santana, existem algumas justificativas macroeconômicas para o desempenho obtido do comércio, entre elas as facilidades para financiamento, aquecimento do setor de construção civil – que gera um efeito multiplicador na economia -, aumento na venda de veículos, com a inclusão de caminhões, tratores e colheitadeiras, impulsionadas pelo crescimento do agronegócio. O economista coloca também os preços estáveis, a inflação controlada, a valorização cambial e o crescimento do emprego formal como fatores positivos para o crescimento.
As maiores altas do período janeiro a março de 2008, foram verificados nos ramos de concessionárias de veículos, material de construção, supermercados, vestuários e calçados.
A pesquisa é realizada na capital e Região Metropolitana de Curitiba (RMC), em Londrina, Maringá, oeste do Paraná e em Foz do Iguaçu. Houve alta em todas as regiões pesquisadas.
Em Curitiba e RMC, maior pólo de consumo do Paraná com cerca de três milhões de habitantes, as vendas cresceram 3,51%, com destaque para os ramos de tecidos, vestuários e óticas.
Londrina e Maringá tiveram, respectivamente, alta de 9,97% e 5,20%. Os ramos de venda de veículos, móveis, decorações e utilidades domésticas obtiveram os melhores desempenhos.
Foz do Iguaçu apresentou um crescimento de 8,78%. O comércio de farmácias e drogarias e de supermercados impulsionaram a alta.
O maior crescimento foi registrado na região oeste, que abrange Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon, com alta de 10,55%.