As concessionárias brasileiras estão com estoques equivalentes a cerca de 40 dias de vendas, segundo afirmou hoje Sergio Reze, presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O ideal, de acordo com ele, é um estoque para 30 dias. Apesar disso, Reze considerou a situação normal.
O maior problema, na sua opinião, são os veículos que as concessionárias mantêm em estoque, mas oficialmente já foram vendidos, porque foram emplacados pelas próprias concessionárias. Segundo Reze, a prática, batizada de “rapel”, é usada pelas maiores montadoras do País numa tentativa de ampliar sua participação de mercado. “Mas como todas fazem isso, no final o ranking praticamente não se altera”, disse. A Fiat encerrou 2010 na liderança, com 21,98% de mercado, seguida pela Volkswagen (20,38%), General Motors (19,67%) e Ford (10%).
Em dezembro, cerca de 45 mil veículos novos foram emplacados pelas concessionárias brasileiras e não foram de fato vendidos, somando-se ao estoque oficial, que hoje está em torno de 40 dias. A previsão, segundo Reze, é de uma queda de cerca de 30% nas vendas em janeiro em comparação a dezembro.