?Feirão? em Curitiba mostra quanto custa o imposto

Será realizado neste sábado, 24, das 10h às 17h, na Rua XV de Novembro, o Feirão do Imposto, mobilização nacional organizada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) e encabeçada em Curitiba pelo Conselho dos Jovens Empresários (CJE) da ACP-PR para conscientizar a população sobre a carga tributária e estimular a reflexão sobre o retorno do que é pago em impostos no País.

Trata-se de uma ação da sociedade civil organizada, que leva para as ruas uma série de produtos e serviços com a indicação do percentual de tributos pagos sobre cada um deles. Desta forma, o contribuinte fica sabendo, por exemplo, que, quando compra uma lata de refrigerante, 47% do valor pago é abocanhado pelo governo em forma de tributos.

Para Adriane Curi, presidente do CJE, o feirão irá mostrar que não apenas as empresas pagam tributos, mas todas as pessoas, a partir do momento que abrem a carteira para adquirir algum produto.

Na década de 1970, o trabalhador precisava destinar dois meses e 16 dias de trabalho para o pagamento de impostos, um dia a menos do que era necessário na década seguinte. Já na década de 1990, passaram a ser necessários três meses e 12 dias de trabalho para pagar os tributos do governo e, no início dos anos 2000, esse tempo chegou a quatro meses e um dia.

Em 2005, a tributação paga pela população exigiu quatro meses e 20 dias de trabalho. No ano passado, ocorreu novo aumento, que exigiu que o contribuinte trabalhasse quatro meses e 25 dias só para pagar a carga tributária.

Informações sobre alíquotas, material institucional e o manual do Feirão do Imposto podem ser obtidas no portal www.feiraodoimposto.com.br.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo