Vinte e cinco pequenos e médios agroempreendedores do programa Fábrica do Agricultor, do Governo do Estado, participam a partir de amanhã (12) da Feira Regional Sabores do Paraná, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo, Região Oeste. Além da exposição e venda de produtos, a feira contará com uma mostra do artesanato regional e da produção local de flores.
A feira, que faz parte da ExpoToledo 2002, vai até o próximo dia 20. O público estimado é de 150 mil pessoas. Entre os produtos a serem comercializados destacam-se embutidos e defumados suínos, polpa de fruta para suco, mel, derivados do leite, biscoitos e bolos. A mostra terá ainda a participação de pequenos e médios agroindustriais de Marechal Cândido Rondon, que trarão produtos da culinária germânica típica do município.
Os organizadores da feira vão aproveitar a mostra e reunir 150 integrantes do programa Fábrica do Agricultor na região para um seminário sobre o programa. A industrialização de produtos do campo na própria propriedade é ainda uma novidade na região de Toledo, onde funcionam 45 unidades da Fábrica do Agricultor. Os investimentos no setor devem somar mais de R$ 200 mil neste ano, em recursos do programa Paraná 12 Meses.
Para Sérgio Luís Schuch, extensionista da Emater e implementador do programa Fábrica do Agricultor na região, as agroindústrias nas comunidades rurais estão representando um fixador e gerador de postos de trabalho no campo. A previsão do projeto que foi desenvolvido para a região é que cada unidade represente, pelo menos, um salário mínimo a mais para cada família ao final do mês.
A comercialização, como etapa final do processo de produção, vem se aperfeiçoando e hoje os agroempreendores vendem seus produtos numa feira semanal de Toledo. A organização dos produtores – que facilita o trabalho e o acesso a investimentos – acontece nas comunidades onde vizinhos desempenham a mesma atividade. Sérgio lembra, no entanto, “que a necessidade de se organizar deve partir dos produtores”.